Baixe agora nosso APP e ouça a Difusora onde você estiver!

NOTÍCIAS

Fetin começa nesta quarta-feira (25) em Santa Rita do Sapucaí

25/10/2017 | 00:00:00

A Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) tem início às 14h nesta quarta-feira (25) em Santa Rita do Sapucaí. A programação vai até a próxima sexta-feira (27) no Campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) com novidades tecnológicas e culturais. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais de 60 projetos em diferentes nas áreas de engenharia e tecnologia que permeiam o tema “Nosso mundo pode ser sustentável, e o seu ?”.

As respostas estão nas soluções nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, cidades e casas inteligentes espalhadas pelo campus. “Até o ano passado a feita acontecia no ginásio e neste ano se buscou o ambiente criativo que permite mais o relacionamento das pessoas, troca de ideias e conhecimento”, disse o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Fetin.

Entre os projetos em exposição está o Way Drone o do aluno de engenharia de automação, William Domingues. Ele desenvolveu um sistema para automatizar o uso de drones que dispensa o controle do aparelho por uma pessoa. O drone automatizado é capaz de percorrer sozinho um trajeto pré-determinado pelo sistema.

“Na área de transporte, por exemplo, pode fazer a entrega de uma encomenda até a casa de uma pessoa de forma automatizada. Os correios poderiam utilizar esse projeto que tem custo grande benefício. Também pode auxiliar na área de segurança ao fazer rondas de perímetros pré-determinadas, além de acompanhamentos de animal de extinção que podem ser seguidos por um sinal de GPS”, comentou o aluno sobre as aplicações do Way Drone.

O também aluno do curso de engenharia de automação, Renan Olivé Figueredo, apresenta o projeto Chek and Pass “que faz a verificação de equipamentos de segurança”. O trabalhador é liberado para determinadas áreas da empresa “somente se estiver portando todos os equipamentos de EPI e com isso há segurança no ambiente”, explicou.

A Fetin conta também com a participação de estudantes estrangeiros da Bolívia e Alemanha que vão apresentar 21 projetos. Estudantes brasileiros do ensino médio também participam da programação com visitas guiadas e atividades no Espaço Maker com opções de trabalho nas áreas de robótica, computação, games e outras. Há ainda as finais do torneiro Arduino Challenge que envolve o ensino médio e fundamental da região de São Paulo, além do Conexão Cultural que traz cultura e gastronomia para o campus.

 

Da redação, Daniele Peixoto.

Rua Sancho Vilela,19
Santa Rita do Sapucaí-MG
Telefone: (35)3473-4400

SIGA-NOS

© 2017 Rádio Difusora Santarritense Ltda - Todos os Direitos Reservados

Conteúdo:
Desenvolvimento: