Baixe agora nosso APP e ouça a Difusora onde você estiver!

NOTÍCIAS

Início da Piracema restringe a pesca no Sul de Minas Gerais

08/11/2017 | 13:23:45

A captura de peixes nativos está proibida até o dia 29 de fevereiro de 2018. É o período da Piracema, importante para a reprodução de peixes dos rios brasileiros e de maior fiscalização da Polícia Militar de Meio Ambiente. O sargento Guilherme Nogueira Balás, explica que respeitar as restrições durante a piracema garante a sobrevivência dos peixes

O sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente exemplifica que os peixes nativos da região são “mandi, lambari, dourado, tubarana” e “se uma tilápia for pega”, que não é nativa, “não há proibição”. Porém, ressalta que “não tem jeito de escolher o peixe e mesmo pegando um peixe nativo querendo pescar uma tilápia está incorrendo em crime porque a lei fala em captura do peixe”.

As fiscalizações nos rios da região aumentam neste período. Objetos utilizados para a pesca são alvos durante as abordagens. Comerciantes de pescado também precisam ficar atentos a portaria 156/11 que regulamenta a pesca no período piracema.

 

“O comerciante de peixe in natura tem que apresentar uma declaração com todos os peixes do seu estoque. O estabelecimento que não fez a declaração está incorrendo um uma penalidade”, explicou o sargento e acrescentou que a declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para ser preenchida e entregue no próprio instituto ou na Polícia Militar do Meio Ambiente.

Da redação, Daniele Peixoto.

Rua Sancho Vilela,19
Santa Rita do Sapucaí-MG
Telefone: (35)3473-4400

SIGA-NOS

© 2017 Rádio Difusora Santarritense Ltda - Todos os Direitos Reservados

Conteúdo:
Desenvolvimento: