Notícias
12/06/17
13:22:29
Coleta para exame de sangue está disponível no PSF dos bairros da Nova Cidade

Os pacientes atendidos nas unidades 1 e 2 do Programa Saúde da Família (PSF), nos bairros da Nova Cidade, em Santa Rita do Sapucaí, estão com um novo serviço disponível na área de saúde desde a última semana. A coleta para exame de sangue pode ser feita nas próprias unidades que ocupam prédios anexados. Os resultados também podem ser retirados no local.

A novidade descentraliza o atendimento que hoje é feito somente no laboratório municipal localizado no bairro Maristela. A auxiliar de patologia clínica, Giovana Albino comenta que os pacientes ganham mobilidade. “A nossa preocupação é diminuir o fluxo daqui e ajudar o paciente que precisa pegar ônibus para vir marcar, vir colher e pegar o resultado. O paciente tem que pegar o ônibus em jejum”, comentou.

Giovana diz que o aumento da demanda está entre 50% a 70%, são pessoas que não conseguem mais pagar o plano de saúde devido à crise econômica ou que ficaram sem o benefício após perderem o emprego. Ela explica que por enquanto, a marcação dos exames de sangue ainda é feita no laboratório, mas que já há planejamento para todas as fases serem feitas nas unidades 1 e 2. “Já montamos o procedimento de coleta para passar para os enfermeiros e já vão poder agendar para saber o dia que será feita a coleta e as orientações para os pacientes.”

A coleta ocorre toda “quinta e sexta-feira das 7h às 8h, os exames continuam sendo agendados”. Nesta semana devido ao feriado na quinta-feira não haverá coleta. O serviço retorna na próxima semana, provavelmente com a marcação do exame já podendo ser feita nos PSF’s 1 e 2.

Da Redação - Daniele Peixoto